sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Cloverfield: espírito de suitmation com marketing alternativo

Alguém ai lembra o que é suitmation? Bem, são aqueles filmes (geralmente japoneses) de monstros com caras fantasiados com roupas de látex e destruindo prédios de papelão com efeitos pirotécnicos.

Ok, Cloverfield é um filme de monstro, com roteiro de filme de monstro suitmation: “Monstro gigante enfurecido destrói a cidade”. Mas o que Cloverfield tem de diferente?


O filme usou muito de técnicas de marketing alternativo, trailers que mostravam nada e te deixavam maluco para saber o que estava acontecendo, um website (http://www.1-18-08.com) extremamente enigmático e movimentou vários blogs em busca de pistas.

A idéia do roteiro não é nova, alias não é nem um pouco nova. Mas a roupagem que deram no filme... palmas para o Matt Reeves e para, claro, J.J. “Lost” Abrams.

O começo do filme acaba correndo o risco de se tornar meio chato, mas na verdade é apenas uma oportunidade de apresentar os personagens e incitar à motivação desses. Além claro de ser filmado na mesma técnica de câmera subjetiva que é usada em A Bruxa de Blair.

Sabe o que eu adoro nessa técnica: primeiro a simplicidade, depois a capacidade de passar a sensação de pânico, alguém mais lembrou do 11 de setembro?!?!

Sem contar que você fica sabendo apenas do que os personagens sabem, vê apenas o que eles vêem, vê o monstro apenas em flash rápidos, e não corre o risco de “maravilhosas tomadas aéreas mostrando o monstro digital verde no deserto parecendo de borracha”, ops, lá se foi o foco.

 

Cadu, colou na poltrona do cinema e não se mexeu na cena do túnel.

2 comentários:

Anônimo disse...

HUMMM....ótimo post...mas vamos la...gosto muito de filmes assim...principalmente qdo naum se conta tudo...calma...naum do tipo Tarantino de filmagem (embora os filmes dele sejam ótimo, diga-se de passagem), como por exemplo no Pulp Fiction...mas é legal qdo o roteirista (q saiu da greve) deixa algumas "falhas" propositais pra causar aquele efeito suspense q vc pode imaginar como seria se ele tivesse colocado...agora quero ver é o filme pronto...rs...pq falar q vai fazer assim ou assado até papagaio de pirata fala...quero ver é fazer mesmo....huahuauha...Abrasssssssss Carlex e Jão...

Prof Kleber disse...

Um dos meus maiores pesadelos sem duvida é "monstro gigante destroi cidade", e logicamente Cloverfield faz aquilo que ele propoe: Diverte. Logicamente, para um filme como esse, nao se se pode esperar personagens profundos, plot twists ou um roteiro como o de O Poderoso Chefão. Entretanto, foram 1:30h que eu me diverti mto e colei na cadeira do cinema, apesar de sentir que mtas pessoas no cinema sairam decepcionados.